Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

Buscar

"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Com transgênico ou sem transgênico? Eis a questão!


Embrapa Agroindústria de Alimentos coordena projeto que poderá dar suporte às demandas relacionadas à circulação de organismos geneticamente modificados no mercado brasileiro.

O crescimento global do cultivo e do comércio de variedades geneticamente modificadas aumentou também a complexidade do gerenciamento e da preservação da identidade de algumas commodities agrícolas na cadeia produtiva.

A análise de produtos alimentícios e rações para animais contendo organismos geneticamente modificados (OGM) são necessárias tanto para verificar a adequação da legislação de rotulagem em vigor tanto no comércio nacional como no internacional de grãos e matérias-primas, como também para o controle de OGM não autorizados no mercado.

Essas análises são realizadas através da detecção e quantificação do DNA, que pode ser "encontrado" mesmo em alimentos altamente processados (biscoitos, patês, embutidos...), usando métodos baseados na reação em cadeia da DNA polimerase (PCR - Polimerase Chain Reaction) em tempo real, permitindo determinar o percentual de OGM no alimento processado.

Neste contexto, a Embrapa Agroindústria de Alimentos coordena um projeto que poderá dar suporte às demandas da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) para as questões relacionadas à circulação de OGM no mercado brasileiro, garantindo, assim, que o consumidor tenha informações sobre os alimentos e exerça o seu direito de escolha no momento da compra. Também participam deste projeto a Embrapa Soja, Embrapa Arroz e Feijão, Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O projeto tem recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os trabalhos tiveram início em 2008 e será concluído no final de 2011. Os métodos de detecção/quantificação dos OGM desenvolvidos pela Embrapa estão em fase de validação.

Após a validação pode-se repassar a metodologia para a SDA. Assim, quando a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) liberar organismos geneticamente modificados para o mercado, poder-se-á monitorá-los ao longo da cadeia produtiva.

Autora: *Edna Maria Morais Oliveira é doutora em Bioquímica e pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Fonte: (Envolverde/Portal Dia de Campo)

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares