Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

Buscar

"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

domingo, 5 de dezembro de 2010

Além de todo mal que faz para os fumantes, o cigarro polui também o meio ambiente

O tabagismo mata cerca de 5 milhões de pessoas por ano. Além disso, 90% dos casos de câncer de pulmão acontecem em fumantes ou fumantes passivos. Mas, fora todo mal que causa no corpo das pessoas, o cigarro também faz mal para o meio ambiente.

Áreas verdes são desmatadas para a plantação de tabaco, bitucas poluem e podem causar incêndios, a fumaça libera substâncias tóxicas no ar e as embalagens são jogadas fora, poluindo muito mais que as pessoas imaginam.
Segundo a Virginia Tobacco Settlement Foundatio (instituição contra tabagismo precoce dos EUA), 1,5 milhão de árvores são cortadas diariamente para a plantação de fumo. Isso porque, além de áreas serem desmatadas para que o tabaco seja plantado, o processo de secagem das folhas é feito com calor e precisa de combustível – normalmente a madeira.
A Organização Mundial de Saúde estima que todo esse processo consuma uma árvore a cada 300 cigarros produzidos. Em um ano, 12% das árvores cortadas se destinam para a indústria tabagista.
Só na safra de 2007/2008, o Brasil produziu 730 mil toneladas da folha de fumo (quase tudo nos três estados da região sul país). O Brasil é o segundo maior produtor de tabaco no mundo (atrás da China) e o maior exportador. Calculando, o Brasil cortou 360 milhões de árvores para a produção de cigarro, um total de 240 mil hectares de floresta. Um total de 121.500 toneladas de papel são usados nas embalagens dos cigarros.
Além disso, estima-se que 25% dos incêndios florestais tem início com bitucas de cigarros jogadas em áreas verdes. Vinte restos de cigarro são responsáveis por uma poluição equivalente a um litro de esgoto. Por fim, a bituca do cigarro não é biodegradável. Apenas o resto de fumo que é absorvido pelo ambiente. O filtro é feito de acetato de celulose, que não é biodegradável. Um estudo publicado na American Chemical Society revelou que 4,5 trilhões de filtros de cigarro são descartados no meio ambiente a cada ano.
Os oceanos também sofrem com o fumo. Segundo o relatório Marine Litter: a Global Chalenge (Lixo nos Oceanos, um desafio para o mundo, em tradução livre), feito pela ONU, embalagens e restos de cigarro se acumulam nos mares, formando 40% do lixo encontrado no Mar Mediterrâneo, por exemplo. No Equador, o número chegou a ser mais da metade de resíduos encontrados na costa em 2005.

Fonte: Atitude Sustentável.uol

4 comentários:

  1. Mikaelli bom mesmo é encher a cara e sair por ai matando, causando acidentes, sendo inconveniente e etc... Não estou fazendo apologia ao fumo, mais vejo que a bebida ér muito mais nociva a sociedade que a fumaça do cigarro, e veja o exemplo da fumaça dos ônibus, caminhos que matam instantaneamente se inaladas em um ambiente fechado.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Gostei da informação ecologica,
    um grande alerta aos fumantes!!!
    parabéns pela postagem,
    merece indicação,
    abçs Marivan

    ResponderExcluir
  3. @Principe EncantadoSem duvidas todos estes fatores que citou contribui para mortandade de pessoas, perda da biodiversidade, poluição atmosférica e outros mais, embora cada um tenha seu nível de gravidade não dar para estipular qual o mais nocivo.
    Obrigada pela participação!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. @MarivanOlá, Marivan,
    Que bom que gostou!!!
    Obrigada pela presença, comentario e por ter indicado!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir

Postagens populares