Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

Buscar

"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Quanto mais luz, mais parceiros

O aumento da iluminação artificial durante a noite é uma das consequências da urbanização intensa. Cientistas do Max Planck Institute for Ornithology mostraram que a luz permanente durante a noite altera o comportamento reprodutivo dos pássaros. A notícia é do Current Biology.
Nos habitats afetados pela luz artificial, os machos que ocupam territórios com luzes de rua têm um número maior de parceiras do que machos que vivem em florestas escuras. Além disso, eles começam a cantar mais cedo e as fêmeas avançam o ínicio das atividades reprodutivas.

Os cientistas estudaram o efeito das luzes artificiais em cinco espécies de pássaros cantores. Os pássaros que começaram a cantar mais cedo foram as quatro espécies que são conhecidas por cantar logo nas primeiras horas da manhã. Por exemplo, o pintarroxo macho que vivia perto de luzes de rua começava a cantar em média 80 minutos mais cedo do que a mesma espécie que vivia no escuro.

Por sete anos consecutivos eles observaram as atividades reprodutivas do Abelhucos (um pássaro europeu que tem asas e cauda azuis). As fêmeas que viviam perto de luzes artificiais botavam ovos em uma média de um dia e meio antes das fêmeas que viviam em florestas. As fêmeas que botam ovos antes geralmente produzem mais e têm uma condição física melhor. No entanto, botar ovos mais cedo pode ser desvantajoso para a prole se eles saem do ovo fora do período de maior disponibilidade de comida.

Por Mariana Noffs
Fonte: HowStuffWorks  

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares