Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

Buscar

"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pólen, Essencial para a vida

QUANDO chega a primavera, as abelhas ficam ocupadas e o pólen se espalha pelo ar. Para as pessoas que sofrem de alergias, o pólen mais parece uma maldição do que uma bênção. Mas antes de rejeitá-lo como apenas um incômodo da natureza, devemos ter em mente o papel importante que esse pó especial desempenha. Podemos ficar surpresos ao aprender o quanto nossa vida depende dele.
O que exatamente é o pólen? A The World Book Encyclopedia explica: “O pólen consiste em minúsculos grãos produzidos nos órgãos masculinos de plantas floríferas e coníferas.” Em termos simples, as plantas produzem pólen a fim de se reproduzir. Como sabemos, nos seres humanos o óvulo precisa ser fertilizado pelo espermatozóide para gerar uma criança. De forma similar, o órgão feminino de uma flor (pistilo) precisa do pólen de um órgão masculino (estame) para ser fertilizado e produzir fruto.
Os grãos de pólen são tão pequenos que dificilmente podem ser vistos a olho nu. No entanto, com um microscópio é possível não apenas vê-los, mas também perceber que o pólen de cada espécie de planta tem tamanho e formato próprios. E visto que o pólen não se decompõe facilmente, os cientistas muitas vezes estudam a “marca” exclusiva dos grãos de pólen que encontram em escavações. Assim, eles podem identificar plantas que as pessoas cultivavam séculos atrás. Outra particularidade importante é que as características de cada tipo de pólen permitem que as flores reconheçam o pólen de sua própria espécie.

A viagem do pólen

Muitas plantas dependem do ar para transportar o pólen que é liberado dos amentilhos ou estróbilos ao serem sacudidos pelo vento. A água também serve para transportar o pólen de algumas plantas aquáticas. Visto que a polinização pelo vento é um método de tentativa e erro, árvores e plantas que dependem dela produzem enormes quantidades de pólen.# Para as pessoas que sofrem de febre do feno, essa proliferação de pólen causa um grande desconforto.
Embora o vento ajude a polinizar muitos tipos de árvores e gramíneas, plantas floríferas que não existem em grande quantidade perto de outras da mesma espécie precisam de um método mais eficiente. Como o pólen dessas plantas chega a outras da mesma espécie que vivem a quilômetros de distância? Por meio de um serviço de entrega muito eficiente realizado por morcegos, pássaros e insetos. Mas claro que eles não transportam o pólen de uma flor para outra sem uma recompensa.
As flores oferecem néctar a esses polinizadores — um delicioso produto difícil de recusar. Quando um desses visitantes se aproxima para sugar o néctar, ele fica coberto de pólen. Daí, na busca por mais néctar, ele transporta o pólen para outra flor.
A maior parte da polinização é feita pelos insetos, em especial nos países de clima temperado. Eles visitam inúmeras flores todos os dias ao passo que se alimentam de néctar e pólen.A professora May Berenbaum explica: “É provável que a contribuição mais importante dos insetos à saúde e ao bem-estar dos seres humanos seja aquela pela qual eles recebem pouco crédito: a polinização.” Árvores frutíferas geralmente possuem flores que dependem da polinização cruzada para produzir uma boa safra. Assim, pode-se ver como o transporte do pólen é importante para o nosso bem-estar.

Fonte: http://www.watchtower.org
Imagem: http://commons.wikimedia.org

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares