Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

Buscar

"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

segunda-feira, 8 de março de 2010

Jovens cientistas com consciência ambiental

Estudantes brasileiros apresentam soluções ecologicamente corretas durante a FEBRACE, em São Paulo, na próxima semana.

Cerca de um terço dos projetos que serão apresentados na 8ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontece de 9 a 11 de março, no campus da USP, em São Paulo, estão relacionados com o meio ambiente. Em um dos projetos, o óleo de cozinha, por exemplo, virou biodiesel e sabonete; em outro, o lixo tecnológico foi transformado em robô; e a argila e a fécula de mandioca serviram de base para um carvão menos poluente.

Desenvolvidos por alunos do ensino fundamental, médio e técnico, de todas as regiões do Brasil, 85 dos 280 projetos finalistas da FEBRACE apresentam, de alguma forma, soluções para a preservação do meio ambiente e diminuição dos impactos causados pela ação do homem na natureza. Veja abaixo alguns projetos do gênero que estarão na FEBRACE:

Despoluidor de escapamento
– A poluição atmosférica, gerada pela emissão da fumaça do escapamento de veículos movidos a diesel, já pode ser reduzida. Três estudantes de Ipatinga (MG) criaram um equipamento capaz de filtrar os compostos tóxicos que estão presentes no ar expelido com a queima do diesel. Batizado de Despoluidor Eólico, ao ser acoplado no escapamento, o dispositivo promete reter as partículas nocivas, sem prejudicar o rendimento do veículo.

Sabonete de óleo de cozinha – Até hoje, o reaproveitamento caseiro de óleo de cozinha, limitou-se, na maioria dos casos, à produção de sabão feito com soda – uma substância que funciona bem para lavar roupas, mas que tem a desvantagem de ser muito abrasiva e ressecar a pele. Um grupo de estudantes de Ceres (GO) desenvolveu um processo que possibilita obter do óleo de cozinha dois subprodutos de maior valor agregado: sabonete, com essências e corantes naturais, e biodiesel, que pode ser usado, por exemplo, como combustível para lamparina. O próximo passo do projeto é tornar esse biocombustível mais puro, para poder ser utilizado como combustível para motores. O meio ambiente agradece. Estima-se que cada litro de óleo usado descartado inadequadamente em pias de cozinha ou no solo contamine cerca de 1 milhão de litros d´água.

Churrasco menos poluente – Poucos se dão conta, mas a matéria-prima principal do churrasco, o carvão vegetal, é um vilão do meio ambiente. Além de implicar na destruição de florestas (é obtido por meio a carbonização da madeira – na maioria das vezes de forma ilegal), o carvão vegetal também é altamente poluente. A alternativa existente no mercado, o chamado carvão ecológico, emite menor quantidade de poluentes, mas tem a desvantagem de ter uma combustão inicial difícil e demorada. Para resolver esse problema, três estudantes de Imperatriz (MA) resolveram aprimorar o processo do carvão ecológico. O novo produto, feito à base de argila, fécula de mandioca e carvão vegetal, na proporção de 4-2-1, mostrou ser muito mais eficiente e menos poluente que o carvão vegetal e o ecológico. Além disso, no teste de poder calorífico, esse carvão atingiu 72°C, o maior de todos. Agora, os estudantes pretendem aprimorar a fórmula, de forma que a quantidade de carvão vegetal utilizada na fórmula seja menor ainda.

Robôs de lixo tecnológico – O desenvolvimento acelerado de novas tecnologias tem causado um descarte cada vez maior de aparelhos eletroeletrônicos e seus componentes – o chamado lixo tecnológico. Dois estudantes de Palmeira dos Índios (AL) propõem uma alternativa para a reciclagem deste tipo de lixo: a construção de robôs a partir de peças descartadas. Na FEBRACE, eles apresentarão três protótipos de robôs. Um feito de componentes danificados; outro, de CDs usados; e um terceiro, feito de mouse. Além de mostrar que é possível construir robôs de baixo custo, o projeto visa utilizar esses robôs em trabalhos educativos para a conscientização sobre o problema do lixo tecnológico.

Água do banho na descarga – Estudantes de Itajubá (MG) desenvolveram um sistema simples e barato que possibilita reaproveitar a água do banho na descarga do vaso sanitário. Em vez de uma bomba d’água, que consumiria muita energia no transporte da água, eles optaram por adotar o conceito do Parafuso de Arquimedes. Esse sistema consiste basicamente em um cano flexível, enrolado em espiral em torno de um cano rígido. O movimento de rotação do parafuso é o que possibilita a condução da água de um nível para outro. Para seu funcionamento, foi utilizado apenas um motor de 12 volts. Toda a construção do protótipo foi feita de materiais reciclados ou de baixo custo.


Serviço – A mostra de projetos da FEBRACE 2010 acontecerá de 9 a 11 de março, das 14h às 19h, na tenda de eventos da Escola Politécnica da USP, localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, nº 3, travessa 3, Cidade Universitária, em São Paulo. A entrada é franca. Confira todos os projetos que estarão na feira no site www.febrace.org.br.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares